Notícias - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Ver Todas as fotos
Página Inicial > Todas as Notícias > Juri-Simulado

Juri-Simulado 24/11/2011

Univale promove júri-simulado para alunos de Direito

Alunos do primeiro ano do curso de Direito das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – Univale participaram, no final do primeiro semestre, do júri-simulado. O evento foi organizado pela professora doutora Maria Cristina Viecili e teve como objetivo concretizar os conhecimentos das teorias filosóficas do Direito. A programação ocorreu na Câmara de Vereadores de Ivaiporã e contou com a presença da diretora geral da instituição, Neila Estigarribia, que, na ocasião, ressaltou a importância do evento para a comunidade acadêmica.

Conforme a professora Viecili, a atividade proporciona aos alunos a aplicação prática do que é aprendido em sala de aula. "Os alunos vivenciaram uma introdução à argumentação jurídica, apresentando um júri-simulado de 'O Caso dos Exploradores de Cavernas' de Leon L. Fuller, um professor de jurisprudência de Harvard", comenta. Ela ainda explica que a simulação foi sobre cinco pesquisadores, membros da Sociedade Espeleológica, uma organização amadorística de exploração de cavernas. Após ficarem presos em uma caverna obstruída, no vigésimo terceiro dia, resolveram sacrificar um deles, buscando a própria sobrevivência.

Para a diretora geral, o júri-simulado possibilita ao aluno desenvolver a comunicação, um instrumento essencial para a atuação do advogado. "Os estudantes puderam penetrar desde logo nas abstrações jurídicas pela via da concretude", ressalta

Diretora Geral da Univale,  Neila Estigarribia em pronunciamento de abertura.
Diretora Geral da Univale, Neila Estigarribia em pronunciamento de abertura.
Alunos como advogados
Alunos como advogados
Alunos atuando como jurados
Alunos atuando como jurados
Alunos representando os juízes
Alunos representando os juízes
O público foi composto por alunos,  além de familiares e amigos.
O público foi composto por alunos, além de familiares e amigos.