Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Ver Todas as fotos
Página Inicial > Vestibular > Informações sobre o curso de Letras – Português/Inglês

Letras – Português/Inglês

Reconhecimento: Portaria nº 1.094, de 24/12/2015 – D.O.U. 30/12/2015

Grau Conferido: Licenciatura

Duração: 4 anos

Carga Horária: 3.450 horas

Vestibular - Mais Informações
Vestibular - Inscrição

Os profissionais de Letras estudam os idiomas e suas respectivas literaturas nacionais. As faculdades que oferecem os cursos de Letras preparam o profissional para a pesquisa e o ensino do Português e de pelo menos um idioma estrangeiro, assim como para os estudos das literaturas nacional e internacional. A especialização em idioma estrangeiro pode ser em línguas modernas, como francês, espanhol, inglês, alemão, japonês, ou ainda em uma língua clássica como latim ou grego. A maior vocação do profissional de Letras é o magistério no ensino fundamental e médio, ou ainda em escolas de idiomas. Mas pode, também, trabalhar com a assessoria na tradução de textos para empresas multinacionais e em editoras, na revisão de textos.

O mercado de trabalho para profissionais especialistas em línguas está muito relacionado ao mercado de produções literárias. Com o crescimento do mercado editorial, expansão das feiras de livro e melhoria nos índices de leitura, esse profissional viu crescer também os postos de emprego para avaliação e tradução de livros.

Existem também vagas para a produção de conteúdo para produtos de comunicação como sites. Outra boa oportunidade pode surgir em empresas multinacionais que necessitam de tradutores e intérpretes e de secretárias bilíngues.

Para os licenciados, o magistério oferece vagas de emprego por todo o território nacional. O governo realiza frequentes concursos para complementar os quadros funcionais nas escolas públicas. As escolas particulares também empregam em boa parte do país, no entanto, se concentram mais nas capitais e cidades interioranas de médio e grande porte.

Para o trabalho com tradução e interpretação as vagas surgem concentradas nas regiões de maior movimentação financeira, como São Paulo e Rio de janeiro, que reúnem o maior número de empresas com relações internacionais.

A produção literária e a avaliação editorial empregam mais nas regiões Sul e Sudeste, que reúnem o maior número de editoras e empresas midiáticas que possam necessitar dos préstimos desse profissional.

O curso de Letras Português/Inglês tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho e pesquisa acadêmica, com o diferencial de formar um profissional altamente especializado em suas competências profissionais, sociais e intelectuais para atuar no mercado, sendo capaz de fazer a crítica a respeito dos efeitos do seu trabalho na sociedade, sendo-lhe assegurada, para tanto, uma sólida formação básica humanista.

Editoração

Trabalhar na preparação de textos, da seleção dos originais à tradução, padronização e revisão.

Ensino

Lecionar em classes de Ensino Fundamental, Médio e Superior ou em escolas de idiomas. Treinar funcionários de empresas na fluência de idiomas estrangeiros.

Tradução

Verter textos do português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade, empresas estrangeiras e em laboratórios de dublagem e legendagem de filmes e vídeos.