Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Ver Todas as fotos
Página Inicial > Vestibular > Informações sobre o curso de Letras – Português/Inglês

Letras – Português/Inglês

Reconhecimento: Portaria nº 1.094, de 24/12/2015 – D.O.U. 30/12/2015

Grau Conferido: Licenciatura

Duração: 4 anos

Carga Horária: 3.450 horas

Vestibular - Mais Informações
Vestibular - Inscrição

Os profissionais de Letras estudam os idiomas e suas respectivas literaturas nacionais. As faculdades que oferecem os cursos de Letras preparam o profissional para a pesquisa e o ensino do Português e de pelo menos um idioma estrangeiro, assim como para os estudos das literaturas nacional e internacional. A especialização em idioma estrangeiro pode ser em línguas modernas, como francês, espanhol, inglês, alemão, japonês, ou ainda em uma língua clássica como latim ou grego. A maior vocação do profissional de Letras é o magistério no ensino fundamental e médio, ou ainda em escolas de idiomas. Mas pode, também, trabalhar com a assessoria na tradução de textos para empresas multinacionais e em editoras, na revisão de textos.

O mercado de trabalho para profissionais especialistas em línguas está muito relacionado ao mercado de produções literárias. Com o crescimento do mercado editorial, expansão das feiras de livro e melhoria nos índices de leitura, esse profissional viu crescer também os postos de emprego para avaliação e tradução de livros.

Existem também vagas para a produção de conteúdo para produtos de comunicação como sites. Outra boa oportunidade pode surgir em empresas multinacionais que necessitam de tradutores e intérpretes e de secretárias bilíngues.

Para os licenciados, o magistério oferece vagas de emprego por todo o território nacional. O governo realiza frequentes concursos para complementar os quadros funcionais nas escolas públicas. As escolas particulares também empregam em boa parte do país, no entanto, se concentram mais nas capitais e cidades interioranas de médio e grande porte.

Para o trabalho com tradução e interpretação as vagas surgem concentradas nas regiões de maior movimentação financeira, como São Paulo e Rio de janeiro, que reúnem o maior número de empresas com relações internacionais.

A produção literária e a avaliação editorial empregam mais nas regiões Sul e Sudeste, que reúnem o maior número de editoras e empresas midiáticas que possam necessitar dos préstimos desse profissional.

O curso de Letras Português/Inglês tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho e pesquisa acadêmica, com o diferencial de formar um profissional altamente especializado em suas competências profissionais, sociais e intelectuais para atuar no mercado, sendo capaz de fazer a crítica a respeito dos efeitos do seu trabalho na sociedade, sendo-lhe assegurada, para tanto, uma sólida formação básica humanista.

Editoração

Trabalhar na preparação de textos, da seleção dos originais à tradução, padronização e revisão.

Ensino

Lecionar em classes de Ensino Fundamental, Médio e Superior ou em escolas de idiomas. Treinar funcionários de empresas na fluência de idiomas estrangeiros.

Tradução

Verter textos do português para línguas estrangeiras, ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade, empresas estrangeiras e em laboratórios de dublagem e legendagem de filmes e vídeos.

Miguel Luiz Contani

Docente

Área de

Formação

Titulação

Regime de Trabalho

Alex Dias Martins

Letras

Mestre

Horista

Ana Claudia Freitas Pantoja

Letras

Doutora

Parcial

Carla Wessel

Letras

Especialista

Horista

Elisangela Costa Consentino

Letras

Mestranda

Horista

Lucimara Cristina de Castro

Letras

Doutoranda

Horista

Maria Cristina Viecili

Letras

Doutora

Parcial

Rebeca Lousada Macedo

Letras

Mestre

Horista

Sandra Maria Papin Rodrigues

Letras

Mestre

Parcial

Suely Ogawa

Letras

Especialista

Horista