Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Ver Todas as fotos
Página Inicial > Vestibular > Informações sobre o curso de Pedagogia

Pedagogia

Reconhecimento: Portaria nº 286, de 14/12/2016 – D.O.U. 15/12/2016

Grau Conferido: Licenciatura

Duração: 4 anos

Carga Horária: 3.450 horas

Vestibular - Mais Informações
Vestibular - Inscrição

A Pedagogia é a ciência da metodologia de ensino. O pedagogo é o profissional que domina todas as técnicas e métodos úteis à transmissão do conhecimento. Ele trabalha na administração de escolas e centros de ensino e no planejamento de políticas públicas de educação.

Fica sob a incumbência do pedagogo a garantia da qualidade da educação. Os principais campos de atuação são a administração de instituições escolares e o magistério. Esse profissional está apto para gerenciar e supervisionar o sistema de ensino, assim como também pode trabalhar na orientação educacional dos alunos.

Além de dar aulas, o pedagogo pode exercer a função de supervisor de professores, pode trabalhar na elaboração de projetos pedagógicos e na articulação das grades curriculares. Como ele é um especialista em ensino, pode trabalhar também na criação e fiscalização das leis que regem a educação no país, verificando a adequação dos currículos, o desenvolvimento dos alunos, avaliando estatísticas de ensino.

O mercado de trabalho para pedagogos é estável, principalmente porque o número de alunos tende a aumentar, e o Brasil ainda não alcançou as metas mundiais de educação. Será preciso muito esforço do governo para erradicar o analfabetismo e melhorar o desempenho do ensino, exigindo para isso investimentos, inclusive na contratação de novos profissionais. O aumento no número de escolas privadas também reforçou o mercado de trabalho para os professores e administradores de ensino.

Outro campo importante de trabalho para o pedagogo é o desenvolvimento de projetos pedagógicos para instituições de ensino e reabilitação. Esse é o profissional que desenvolve ações sócioeducativas com menores infratores e crianças com distúrbios de comportamento. O ensino para crianças com necessidades especiais de aprendizagem também está em alta, as novas leis de inclusão desses alunos abrem um forte campo de trabalho para quem é especialista em educação especial. O ensino especializado, como educação indígena, também é uma oportunidade de ingresso no trabalho. Modernamente, uma área que apresenta expansão de vagas é o setor empresarial, que vem contratando profissionais para atuar no treinamento.

E nem só de aulas vive o pedagogo, ele também trabalha na aprovação de produtos pedagógicos como brinquedos e livros. Pode acompanhar a produção de programas infantis para televisão e rádio. Participa de projetos de jogos eletrônicos e sites para crianças.

Formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas implícitas na atuação nos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil, apto a fomentar a produção de conhecimentos, comprometido com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania.

Administração escolar

Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Ensino

Lecionar nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.

Educação especial

Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.

Orientação educacional

Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial

Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Supervisão educacional

Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho para melhorar a grade do ensino.

Treinamento de recursos humanos

Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.