Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Ver Todas as fotos
Página Inicial > Vestibular > Informações sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Reconhecimento: Portaria nº 1.094, de 24/12/2015 – D.O.U. 30/12/2015

Grau Conferido: Tecnólogo

Duração: 3 anos

Carga Horária: 2.260 horas

Vestibular - Mais Informações
Vestibular - Inscrição

O tecnólogo desenvolve, analisa, projeta e implementa sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Outra tarefa importante, executada por esse profissional, é a atualização constante dos sistemas, considerando que mesmo os produtos existentes necessitam de programação e análise. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, elaborando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manter-se atualizado também com as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.

O mercado de informática necessita de atualização o tempo todo. Esse é o motivo de a demanda por profissionais sempre estar em alta. Os alunos trabalham com manutenção de software, desenvolvimento, suporte em redes de computadores, gerenciamento em banco de dados e CPD (centro de processamento de dados). Muitas empresas já os procuram para estagiar enquanto estão estudando. Empresas como IBM, HP, Totvs e DataSul são algumas das que costumam contratar esse profissional. Também há mercado para quem quer atuar como autônomo, tanto no desenvolvimento de softwares específicos para empresas como no oferecendo de suporte técnico. São Paulo, Campinas (no interior paulista) e Rio de Janeiro concentram a maior parte das vagas. Apesar disso, os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte podem apresentar boas perspectivas de trabalho em razão da carência desse tecnólogo.

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo a formação de profissionais qualificados para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais que contribuam para a melhoria contínua da qualidade e da competitividade da organização focado na inovação tecnológica.

O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Univale - tem como proposta formar profissionais com aptidões tecnológicas e administrativas necessárias para atuar no mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar empregabilidade nas diversas áreas da tecnologia da informação para os cidadãos de Ivaiporã e região, ou seja, suprir a necessidade de pessoal especializado no projeto, a implementação e a gerência de sistemas de informação; desenvolver métodos de confiabilidade e integridade das informações; analisar e desenvolver sistemas computacionais e aplicativos; gerenciar a base de dados para tomada de decisão empresarial; além de gerir informações, com aplicação de modernos recursos e ferramentas, otimizando o processo de inteligência empresarial.

Em relação ao mercado de trabalho nacional, regional e local, o profissional formado pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Univale - pode assumir as seguintes funções:

  • Gestor de projetos de sistemas.
  • Administrador de banco de dados.
  • Analista e desenvolvedor de sistemas.
  • Analista e desenvolvedor de aplicações para a internet.
  • Analista de negócios.
  • Gerente da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Empresário na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Consultor na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.