Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Ver Todas as fotos
Página Inicial > Vestibular > Informações sobre o curso de Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

Reconhecimento: Portaria nº 270, de 03/04/2017 – D.O.U. 04/04/2017

Grau Conferido: Bacharel

Duração: 4 anos

Carga Horária: 3.000 horas

Vestibular - Mais Informações
Vestibular - Inscrição

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, que outorgará aos formandos o título de Bacharel em Ciências Contábeis, prepara profissionais para atuar na sociedade, dotando-os de competências e habilidades para o desempenho da profissão junto ao mercado de trabalho. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio.

O Conselho Federal de Contabilidade tem 417 mil profissionais registrados. Mesmo assim, empresas nas regiões Sul e Sudeste carecem de mão de obra. Isso porque micros e grandes empresas precisam de pelo menos um contador responsável. Boa parte dos profissionais está nos escritórios de contabilidade, auditoria e consultoria. Por todos esses motivos, a carreira de contabilista está em alta. O setor público é outro segmento que está bastante aquecido. Também são raros os formados que se dedicam à pesquisa e à docência, o que mantém em alta a procura por contabilistas que queiram se dedicar à carreira acadêmica. Nas capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais. No Nordeste, a abertura de novas empresas, graças a incentivos fiscais, tem aumentado as oportunidades para esse profissional. Para o autônomo, existem boas perspectivas em todo o país. Outra função importante é a realização de relatórios e balanços anuais seguindo critérios internacionais, como os do Conselho Internacional de Padrões de Contabilidade (Iasb). O Banco Central determinou que até 2010 todos os bancos apresentem sua demonstração financeira seguindo os novos critérios.

Formar gestores de informações contábeis com senso crítico, ético e empreendedor, capazes de desenvolver, analisar e orientar a implementação de sistemas de informação contábil e controle gerencial à disposição dos usuários da informação contábil, incentivando o corpo discente à prática da iniciação científica, com o diferencial de formar um profissional altamente especializado com uma sólida formação básica humanista.

O Contador é um profissional indispensável em todas as entidades públicas ou privadas, em empresas com fins lucrativos ou não. As principais áreas de atuação são:

Na área empresarial:

maior campo de atuação do contador, o mesmo atuará como Contador Geral. De acordo com o Código Civil, somente um contabilista legalmente habilitado poderá ficar responsável pela contabilidade de uma empresa executando os serviços contábeis gerais, em seus aspectos comerciais, societários e fiscais. Também realizará os serviços de planejamento, coordenação, consultoria, controladoria e auditoria interna das funções contábeis no cenário brasileiro e internacional.

Como profissional independente

poderá desempenhar-se como Auditor, campo de grandes perspectivas de mercado, onde o profissional verifica a exatidão dos procedimentos contábeis. Também poderá atuar como Consultor contábil: as empresas estão cada vez mais terceirizando seus serviços, em especial os contábeis. Nesta área, o contador tem um grande mercado de trabalho, principalmente nas micro e pequenas empresas, através dos escritórios de contabilidade, atuando de forma individual ou em sociedade com outros contadores ou profissionais afins, tais como administradores, economistas, advogados, atuários, estatísticos entre outros. Outra função como profissional independente é na área jurídica: o contador atua como auxiliar judiciário, realizando perícias contábeis, bem como prestando informações que servem de provas para as suas decisões. E na área financeira: atua como diretor financeiro, agente da área de mercado de capitais, analista de investimentos, atividades bancárias, de seguros e demais atividades relacionadas à área bancária.

Setor acadêmico:

o aluno pode dar sequência a seus estudos realizando programas de Especialização, Mestrados e Doutorados, podendo atuar como Professor, pesquisador, escritor, palestrante e coordenador do Curso de Ciências Contábeis.

Área governamental:

em entidades governamentais e autarquias, poderá atuar como contador-público, secretário de finanças, auditor governamental, controladoria governamental.