Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Ver Todas as fotos
Página Inicial > Informações

Informações

MATRÍCULA, TRANCAMENTOS, DESTRANCAMENTOS
A Matrícula é obrigatória e consiste
  • para o aluno ingressante, assinatura do requerimento de matrícula e no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, no pagamento da primeira parcela da Semestralidade e na apresentação dos documentos exigidos pela Faculdade;
  • para o aluno veterano, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, renovar a cada semestre com o pagamento da primeira parcela da semestralidade;
  • por semestralidade o valor definido ao pagamento estabelecido para o semestre letivo a que o aluno está vinculado.
A Matrícula deve ser realizada pelo
  • candidato classificado no Processo Seletivo (Vestibular);
  • candidato classificado e convocado no Concurso de Vagas Remanescentes do Processo Seletivo-Vestibular;
  • transferência de Curso de Graduação de outra Instituição de Ensino Superior;
  • ingresso em novo curso para portador de Diploma de Curso de Graduação;
  • servidor público federal, civil ou militar, removido ex-ofício para a sede das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Univale, e de seus dependentes; a matrícula é concedida em qualquer época do ano, independentemente de vaga;
  • aluno que se manteve matriculado regularmente no período/série imediatamente anterior;
  • aluno com Matrícula Trancada que solicitou Destrancamento e teve a solicitação aprovada;
  • aluno que abandonou o curso, com retorno autorizado.
Matrícula fora de Prazo

Se a Matrícula não for realizada no prazo previsto no Calendário do Semestre em referência, pode esta ser requerida à Diretoria da Faculdade, a quem cabe deferir ou não o pedido, de acordo com os critérios abaixo

  • a inexistência de débito;
  • existência de vaga no período/série e na(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) pelo aluno;
  • concordância por parte do aluno em assumir as ausências das atividades acadêmicas do(s) dia(s) letivo(s) já transcorrido(s);
  • observância do limite mínimo de frequência estabelecido para aprovação na(s) disciplina(s), nos termos do Regimento Geral;
  • o acadêmico que não renovar sua matrícula no prazo estabelecido em calendário, perde seu vínculo com a Instituição.
Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula é o processo segundo o qual o aluno requer permissão para interromper seus estudos por determinado período, sem perder sua vinculação com a Faculdade, devendo para isso: a) requerê-lo no setor de controle acadêmico; b) o requerimento deve ser renovado de dois em dois anos, até um prazo máximo de 4 (quatro) anos; c) o acadêmico que não renovar o trancamento de matrícula, será considerado desistente e automaticamente desvinculado do quadro discente.

Destrancamentos

O destrancamento de matrícula ou retorno ao curso deve ser requerido na secretaria pelo acadêmico. O requerimento será analisado pela coordenação de curso para, no caso de alteração de grade curricular, demonstrar através de Ficha de Equivalência de Disciplina a situação escolar do aluno.

Para matrícula:
  1. Comprovação de conclusão do curso de Ensino Médio ou equivalente:
    1. duas fotocópias legíveis e autenticadas do histórico escolar, se o candidato cursou ensino médio grau não profissionalizante;
    2. duas fotocópias legíveis e autenticadas do diploma ou certificado de conclusão registrado em órgão competente, se o candidato cursou ensino médio profissionalizante.
  2. caso o candidato já possua diploma de curso superior, deverá apresentar duas fotocópias legíveis e autenticadas do diploma, frente e verso na mesma folha;
  3. duas fotocópias legíveis e autenticadas da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  4. duas fotocópias legíveis e autenticadas do Documento de Identidade, frente e verso;
  5. uma fotocópia legível e autenticada do Título de Eleitor com o comprovante de votação da última eleição;
  6. uma fotocópia legível e autenticada do documento que prove estar em dia com o Serviço Militar;
  7. duas fotos 3x4 recentes;
  8. uma fotocópia legível do CPF;
  9. Uma foto 3x4.
Para requerer transferência desta para outra Instituição de Ensino Superior
  • O aluno deverá protocolar na secretaria o atestado de vaga emitido pela instituição de destino. No ato do requerimento, será expedido pela secretaria uma Declaração a informando que em 20 dias úteis, sua transferência será encaminhada pelo correio diretamente à secretaria da Faculdade.
  • No caso da solicitação ser feita por terceiros, é necessário anexar Procuração com firma reconhecida.
Para requerer Atestado de Vaga de outra Instituição de Ensino Superior para esta

Requerer em documento próprio, atestado de vaga, anexando:

  • Histórico Escolar
  • Planos de Ensino das disciplinas cursadas
  • Declaração de Vínculo com a IES de origem
  • Sistema de verificação e aproveitamento
  • A colação de Grau é ato oficial obrigatório, realizado em sessão solene e pública em data e horário previamente definidos pela Direção.
  • Está apto a participar da colação do grau o aluno que cumprir, com aproveitamento, todas as disciplinas e atividades constantes da matriz curricular, integralizando assim a carga horária total do curso bem como ter participado do Enade.
  • Somente após a colação de grau, poderá ser expedido ao aluno qualquer documento que comprove a conclusão de curso.
  • O registro do diploma é feito pela Universidade Estadual de Londrina e, para requerê-lo, o aluno deverá comparecer á secretaria para a assinatura.
  • Prazo para registro:
    • Regime Normal: 120 dias úteis - custo zero
    • Regime de Urgência: 30 dias úteis - R$ 250,00
Informações Complementares:

Em casos excepcionais, será aceito o requerimento do diploma por terceiros. Para isso, faz-se obrigatória a comprovação da ausência do diplomado(a) e apresentação de procuração simples com reconhecimento de firma da assinatura do titular, sendo, no entanto, sua retirada após seu registro, possível apenas pelo diplomado.

1) Semestres

Os semestres correspondem à divisão dos Cursos em intervalos semestrais.

2) Promoção de Semestre

Somente é promovido para série seguinte o aluno que estiver integralizado com aprovação, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas até o período em que se encontra matriculado, observando o currículo ao qual o aluno está vinculado.

3) Plano de Ensino

Documento elaborado pelo professor e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que deve conter as seguintes informações sobre a disciplina: nome e curso a que está vinculada, semestre, carga horária,ementa, objetivos, metodologia e sistema de avaliação do processo de aprendizagem, bibliografia (básica e complementar) e conteúdo programático.

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. O aproveitamento escolar é avaliado através do acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nos exercícios e trabalhos escolares, adotados pelo professor, em seu plano de ensino, como instrumentos de avaliação, bem como por meio de exame final.

Atendida em qualquer caso a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares, é aprovado:

I- independentemente de exame final, o aluno que obtiver nota de aproveitamento não inferior a 7,0 (sete) correspondente à média das notas dos exercícios escolares realizados durante o ano letivo.

II- mediante exame final, o aluno que tendo obtido nota de aproveitamento inferior a 7,0 (sete) e obtiver média final não inferior a 5,0 (cinco), correspondente à média aritmética entre a nota de aproveitamento e a nota do exame final.

O aluno que obtiver média anual inferior a 3,0 (três) será automaticamente reprovado na disciplina. O que obtiver média igual ou superior a 3,0 (três) poderá fazer o exame final em segunda época.

É promovido à série seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas da série cursada, admitindo-se ainda a promoção com até duas (02) dependências.

Não se admite nova promoção, com dependência de disciplina da série não imediatamente anterior, ressalvada a hipótese do não oferecimento da disciplina.

Os procedimentos de avaliação utilizados e os seus resultados são periodicamente tratados em reuniões entre os docentes, em que se analisa o perfil das turmas e metodologia de avaliação. 



a) Realização de Prova em Segunda Chamada
  • O aluno que não comparecer às provas ou demais verificações de aprendizagem tem direito a segunda chamada, desde que comprove justo motivo do impedimento.
  • O pedido de realização da verificação de aprendizagem em segunda chamada deve ser efetuado dentro de cinco dias úteis, considerando-se os sábados, contados a partir da data oficial da verificação, mediante anexação de documentos comprobatórios.
  • A aplicação de nova prova acontecerá em data deferida pelo professor.

b) Ciência e Vista de Provas

Como parte do processo pedagógico, destaca-se a importância de os professores, após a correção das provas e em data pré-fixada, comentarem o seu conteúdo das mesmas com seus alunos.

Os professores devolvem aos alunos as provas e/ou trabalhos.


c) Revisão de Prova
  • Pode ser concedida revisão de provas escolares quando requerida no prazo de 5 dias úteis após sua divulgação do resultado, excetuando-se o exame final.
  • O requerimento de revisão de prova devidamente fundamentado é dirigido à Direção Acadêmica.
  • Uma vez deferida a revisão, esta será feita pelo professor da disciplina com o acompanhamento do aluno e do Coordenador do Curso.

d) Aproveitamento de estudo/dispensa de disciplina

A dispensa do cumprimento de disciplina equivalente deve ser solicitada pelo aluno junto à secretaria, em formulário próprio, mediante anexação de Programa de Disciplina e Histórico Escolar, e será objeto de análise e parecer.

A dispensa de disciplina pode ser concedida, desde que:

  • Seja requerida dentro do prazo estabelecido em Calendário Acadêmico da Faculdade.
  • Atenda o disposto na resolução CONSUP nº 03, de 17 de dezembro de 2016

Para ter acesso a este conteúdo você precisa estar logado no site.
Clique aqui para logar como aluno
Clique aqui para logar como professor

Para ter acesso a este conteúdo você precisa estar logado no site.
Clique aqui para logar como aluno
Clique aqui para logar como professor

Para ter acesso a este conteúdo você precisa estar logado no site.
Clique aqui para logar como aluno
Clique aqui para logar como professor

Para ter acesso a este conteúdo você precisa estar logado no site.
Clique aqui para logar como aluno
Clique aqui para logar como professor

Para ter acesso a este conteúdo você precisa estar logado no site.
Clique aqui para logar como aluno
Clique aqui para logar como professor

E-mails para contato:
  • Secretaria - secretaria@univale.com.br
  • CPD - cpd@univale.com.br
  • Site - site@univale.com.br
  • Tesouraria - tesouraria@univale.com.br
  • Biblioteca - biblioteca@univale.com.br
  • Emajuri - emajuri@univale.com.br
  • Pós-Graduação - posgraduacao@univale.com.br
  • Empresa Júnior - univale.empjr@gmail.com
  • Ouvidoria - ouvidoria@univale.com.br
  • CPA - Comissão Própria de Avaliação - cpa@univale.com.br
  • Núcleo de Empregabilidade - estagio@univale.com.br
  • Logistica e Fies - logistica@univale.com.br
Expediente:
  • 08:00 às 12:00
  • 13:00 às 17:30
  • 19:00 às 23:00
Telefone:
  • (43) 3472-1414